> Informações sobre o 2º CBDV

Em nome da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo, bem como da Comissão Organizadora do 2º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária (CBDV), afora saudá-lo, vimos apresentar, de forma sintética, o que se tem preparado para o período de 21 a 24 de outubro de 2019.

Vem-se, há meses, trabalhando intensamente no preparo da grade científica com a qual se pretende gerar grandioso evento, com o ansiado apoio de empresas, cuidadosamente selecionadas e convidadas, a conosco congregar-se, em outubro 2019, na cidade de Campos de Jordão, na primeira do mais alto município brasileiro.

Tenciona-se realizar um congresso nos moldes do primeiro bem-sucedido evento, trazendo palestrantes de renome nacional e internacional. A grade científica será composta por seis foros de duas horas cada, envolvendo de três a quatro dissertantes que se encarregarão de uma breve abordagem sobre temas relacionados à esporotricose, leishmaniose visceral, dermatite atópica, otopatias, dermatopatias vésico-bolhosas e dermatite trofoalérgica, sucedendo-se, então, a interação e participação pró ativa da plateia.

A palestra de abertura versará sobre “A evolução da dermatologia veterinária” e “O que esperar do futuro na prática da dermatologia veterinária”, e será proferida pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Larsson e Prof. Dr. Ronaldo Lucas. Haverá, ainda, palestras magnas envolvendo enfermidade lúpica, dermatopatias de felinos, prós e contras de imunoterapia, e apresentação de “meus melhores e meus piores casos” por dois palestrantes internacionais.

Ainda, na grade incluir-se-ão temas de oncologia, endocrinologia, cirurgia dermatológica, farmacodermia, otologia, utilização bulática e extra-bulática de acaricidas na terapia das zoodermatoses, micologia, e bacteriologia, dermatológica,  terapia fotodinâmica, correlações anatomo-clínicas, dermatopatias de origem genética, pseudodermatoses, utilização de células tronco nas dermatopatias, dermatopatias parasitárias, e de dermatopatias de equinos, aves, ferrets e de animais de companhia não convencionais.

Ademais, palestrantes nacionais e internacionais farão exposição de seus “melhores casos”, com o firme intento de atrair os clínicos dermatólogos em temas que lhes desafiam no cotidiano.

Os trabalhos científicos serão apresentados em comunicações orais e na modalidade de pôsteres eletrônicos (e-poster) apresentado de forma resumida, dinâmica e continuada, afastando-se os pôsteres em papel hoje tão pouco atrativos.

O 2º CBDV será antecedido por um pré-congresso (dia 21/10) onde será ministrado um curso teórico-prático sobre citologia dermatológica e outro sobre otologia, com número limitado de vagas. 

O evento bilíngue, em espanhol e português sem tradução concomitante ou simultânea, com aproximadamente sessenta horas de  atividades, contará com 37 palestrantes nacionais, incluindo renomados dermatólogos veterinários brasileiros, dermatologistas humanos e docentes de Instituições de Ensino Superior, dentre as quais a USP, UNESP, UFV, UFRGS, UFRRJ, UNISA, FMU,UFPR,UERJ, UNIMETO, FMBP, UAM. Além destes, contará com a participação de cinco palestrantes internacionais, docentes e/ou clínicos dermatólogos, sendo dois provenientes dos Estados Unidos, e os demais de Portugal/Itália, México e  Argentina.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Campos do Jordão do Grupo Dória, arquitetado por João Armentano, que tem congregado conclaves similares (ABRAVEC, SBD, SBCD, SBCV) pela excelência de suas instalações, estando rodeado pelo que há de melhor da gastronomia serrana e de grande rede hoteleira, possibilitando o congraçamento, alimentação e fácil deslocamento.

A expectativa é de atrair-se, afora os sócios da SBDV, aqueles de associações de dermatólogos latino-americanos (SLDV, SADEVE) e os associados das congêneres brasileiras co irmãs (ABROVET, ABEV, SBCV), cujos afiliados também praticam, direta ou indiretamente, a dermatologia veterinária, contando com aproximadamente 650 inscrições, além dos palestrantes, diretoria da SBDV e expositores.

A magnitude de pontuação em educação continuada será um grande atrativo aos associados da SBDV que pleiteiam a obtenção e a perpetuação do ansiado  título de especialista pela SBDV/CFMV.

Seguramente esse evento será uma imperdível oportunidade para as melhores  empresas nacionais e multinacionais aproximarem-se ainda mais desse segmento de especialistas e especializados que prescrevem, indicam, recomendam e adotam práticas de diagnose, terapia e prevenção.

Congreguem-se a nós!


São Paulo, 18 de dezembro de 2018.


MV MSc Luiz Eduardo Bagini Lucarts

Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária

CRMV-SP nº 13416


Profa. Dra. Mary Marcondes

Presidente do 2º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária SBDV

CRMV-SP nº 4949


As inscrições
já estão abertas!
Inscreva-se através do link ao lado:
Realização:

APOIO:

Patrocinio Diamante:

Patrocinio Ouro:

Prata:

Patrocinio Cobre:

Patrocinio Bronze:

Informativo
Inscreva-se e receba os
informativos do Congresso: