O congresso

Prezados associados, do presente e do futuro, e parceiros.
Em março de 2015 completaram-se os cinco lustros da fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, em cerimônia que congregou, então, umas poucas dezenas de afetos à “especialidade das especialidades¨;. Nesses 15 anos pôde-se quadruplicar o número de associados, hoje distribuídos em 17 unidades federativas brasileiras e em outros seis países europeus, sul e centro americanos.
Ao longo desses anuênios a SBDV cresceu e consolidou-se sempre em bases éticas e estribada na legislação associativista.

Afora as centenas de palestras, dezenas de cursos, de cunho nacional e internacional, homologando, ainda, os melhores cursos de especializaçãp brasileiros, pôde se há pouco mais de um ano conseguir a habilitação pelo Sistema CFMV-CRMV para a outorga e perpetuação do sonhado título de especialista, com validade quinquenal em todo o território nacional brasileiro, aos associados com pelo menos três anos de vínculo à SBDV, A experiência granjeada permitiu que se acumulasse “expertise” para implantação de evento de porte que completasse a avidez de conhecimento de clínicos, na acepção genérica do termo, bem como daqueles já dermatólogos para que pudessem todos prescrever, recomendar, solicitar e indicar especialidades farmacêuticas, tópicas ou sistêmicas, produtos de arraçoamento, exames complementares da vasta linha de produtos e serviços disponibilizados pelas excelentes empresas brasileiras e multinacionais que aqui sobrevivem e cotidianamente buscam o mercado médico veterinário.

Os milhares de interessados que tiveram conhecimentos lapidados pela SBDV e por suas congêneres parceiras (ABRAVEQ, ANCLIVEPAs, ABEVE, ABOV, ABROVET, AMVECOM,BUIATRIA-SP, SADEVE, SBCV, SLDV e SPMV), ao longo desses 15 anos, em distintas unidades federativas do norte (PA), nordeste (CE, PE), centro este (DF, MT,GO), sudeste (SP, RJ, ES, MG) e do sul (PR, RS, SC) graças ao incomensurável apoio de nossos sócios beneméritos, patrocinadores e parceiros anuais, permanecem na expectativa da implantação de evento magno, com características fora do padrão ortodoxo e que vem sendo oferecido por jejunos na especialidade.

Afora isso não é de hoje que a classe empresarial indaga e propõe a organização de conclave deste jaez para que os produtos e serviços de sua linha sejam empregados e daí difundidos por geradores de opinião com propriedade e de modo adequado e correto minimizando o sofrimento dos nossos pacientes e a angústia dos clientes.

Em face a essas ponderações a Gestão, ora em curso da SBDV, decidiu por organizar, aliás, já o fazendo há meses, o CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA. O objetivo é, sem cabotinismo, que seja algo inovador, marcante, inesquecível e que, quiçá, altere substancialmente a forma dos eventos hoje em voga, abrindo portas para que amiúde se preste para novos lançamentos de ativos, equipamentos, produtos de arraçoamento, obras da especialidade.

O CBDV/SBDV, por óbvio, terá pontuação de grande magnitude para a submissão e perpetuação do título de especialista em dermatologia veterinária aos seus associados.

A esses pontos obtidos pela efetiva participação somar-se-ão outros relativos à participação no pré-congresso, à apresentação oral ou em pôsteres eletrônicos de trabalhos de pesquisa acadêmicos e de casuística.

A expectativa, portanto, é de que tenhamos um Congresso marcante e concorrido preenchendo na totalidade as centenas de vagas disponibilizadas.
Esperamo-los de braços abertos na primavera de 2015 na midiática Campos de Jordão.
Saudações tegumentares.

MV MSc. Luiz Eduardo Bagini Lucarts

CRMV-SP 13416

Presidente da SBDV

Prof. Dr Carlos Eduardo Larsson
CRMV-SP 1037

Presidente da Comissão Organizadora do 1° Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária SBDV